domingo, 9 de outubro de 2011

arquivo rar

O que é rar?

RAR nada mais é do que um formato de arquivo, assim como o formato MP3, AVI, JPG, porém assim como estes exemplos, ele possui uma utilidade específica. O Formato RAR é utilizado para comprimir arquivos, ou seja, deixá-los menores e desta forma, anexar mais rapidamente arquivos para enviar por e-mail ou ocupar menos espaço no disco do seu computador, por exemplo.
A origem do nome do formato é uma abreviatura de Eugene Roshal, o desenvolvedor deste tipo de compressão, daí vem a denominação RAR, que significa Roshal ARchive. Se você já ouviu falar em RAR, provavelmente também ouviu sobre o formato ZIP.
ZIP é um formato de compactação semelhante ao RAR, porém o primeiro usa outro algoritmo de compressão, desta forma consegue compactar de 8% a 15% a menos que o RAR, seu concorrente. Além destes dois formatos há no mínimo mais doze opções para compactar seus arquivos: ACE, ARJ, Compactação de arquivos não altera seu conteúdo.BZ2, CAB, GZ, ISO, JAR, LZH, TAR, UUEncode, 7Z e Z.
A popularidade do formato RAR é decorrente da capacidade limitada de armazenamento de dados dos primeiro discos rígidos. Ele permitiu que os usuários comprimissem qualquer tipo de arquivo e armazenassem sem ocupar muito espaço no computador e isso era muito importante, pois nos primórdios da informática 1 MB era muita coisa.
A maior vantagem em compactar um arquivo é a possibilidade de comprimir, transportar ou enviar em menos tempo e ocupando menos espaço. Em outras palavras, você pode comprimir um arquivo, enviar por e-mail, gravar no pendrive ou mandar pelo MSN e assim que chegar ao destino ele pode ser descompactado e usado normalmente.
Não entendeu? Então imagine um arquivo RAR como se fosse uma carta. Ela não deixará de ser uma carta caso seja amassada ou dobrada, portanto ela pode ter seu tamanho reduzido sem perder conteúdo. Da mesma forma acontece com um arquivo RAR, ele apenas ocupará menos espaço, porém assim que for descompactado (desamassado) voltará a ser o mesmo arquivo.
Para compactar/descompactar arquivos é necessário ter em seu computador, obviamente, um programa que realize esta tarefa. O aplicativo mais popular nesta categoria é o WinRAR e em seguida temos o WinZip. Os dois são ótimos aplicativos, porém o WinRAR está muito a frente na preferência do usuários, pois promete compactar em média 11% a mais que o rival WinZip.
Atualmente compactar arquivos é tão importante quanto a tempos atrás, pois a quantidade de informação, documentos ou fotos está a cada dia maior. Para utilizar da melhor forma toda a capacidade que a Internet oferece, comprimir arquivos permite que as trocas de conteúdos sejam muito mais rápidas.

0 comentários:

Postar um comentário

comente esta aula para que o professor leonardo saiba se ele ta fazendo um bom serviço para agradar seus web alunos

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India